Estamos trazendo como primeira entrevista do ano, as arquitetas Catherine Nunes e Lara Magalhães da BLOOM ARQUITETURA E DESIGN.
A entrevista traz diversos assuntos como a escolha do terreno, a preservação do ambiente originário, os materiais empregados e o conforto do usuário, entre outros.
**** MAIORES INFORMAÇÕES PASSE UM ZAP PARA O GESTOR IMOBILIÁRIO MARCÍLIO FARIAS - (85)988682322
ENTREVISTA - Arquitetura na Serra de Guaramiranga
.
1 – O QUE FAZ O ARQUITETO? QUAL A RELAÇÃO COM O ENGENHEIRO?
Arquiteto é o profissional que projeta e idealiza os espaços para os mais diversos usos humanos. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde.
A relação arquiteto e engenheiro é um tanto polêmica, mas na nossa opinião ambos são essenciais para o objetivo, a edificação. Muitos dizem que o arquiteto projeta e o engenheiro executa, porém essa informação é bem defasada. Hoje existem muitos arquitetos excelentes engenheiros e engenheiros excelentes arquitetos.
2 – O QUE DIFERENCIA UM PROJETO URBANO PARA UM PROJETO NA SERRA? QUAIS OS CUIDADOS E AS PECULIARIDADES?
Todos os projetos necessitam de um cuidado com o espaço, com os arredores, com a comunidade, tudo de maneira equilibrada.
Porém o Projeto na serra demanda um cuidado especial. A edificação será inserida em uma área de proteção ambiental, com diversas particularidades e limitações. Os cuidados mais comuns são a preservação da vegetação nativa, a preservação de rios e seus afluentes, as inclinações do terreno, resumindo a edificação não deve interferir muito na natureza presente.
3 – QUANTOS IMÓVEIS PROJETADOS NA SERRA DE GUARAMIRANGA FAZEM PARTE DE SEU PORTFÓLIO? PODERIA CITAR ALGUNS ESPECIAIS?
Alguns imóveis já foram construídos. Podemos citar o Chalé Montebello I, da NSX Brazil Realty. Esse projeto tem 110 m2 com uma planta térrea bem distribuída e com uma vista espetacular.
4 – COMO EQUACIONAR UM MATERIAL DE BAIXO CUSTO COM A BELEZA, O LUXO E A QUALIDADE DE SEUS PROJETOS ARQUITETÔNICOS NA SERRA DE GUARAMIRANGA?
Sempre procuramos materiais acessíveis. O material encontrado na região, com uma característica mais rústica e natural sempre traduz luxo, sofisticação com baixo custo.
5 – RECENTEMENTE ENTREVISTAMOS O ENGENHEIRO JOAQUIM CARACAS QUE FALOU SOBRE SEUS EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS, COMO O ARQUITETO PODE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE DA NOSSA SERRA DE GUARAMIRANGA? COMO A SUSTENTABILIDADE PODE CASAR COM HARMONIA COM A ARQUITETURA?
Sempre temos que projetar com a ideia de modificar o mínimo possível a região escolhida. Ao iniciar um projeto, visitamos o terreno, escolhemos o local de instalação da edificação de acordo com as árvores de grande porte. A edificação vai se adequar ao terreno, ela vai valorizar o declive inserido e toda a vegetação em torno.
6 – QUAIS OS REQUISITOS NECESSÁRIOS NOS PROJETO EM RELAÇÃO AO CONFORTO, AMBIENTE E AO APROVEITAMENTO ADEQUADO DO SOLO.
Um bom projeto é feito de acordo com a orientação solar, os ventos e o solo. Sempre ao projetar pensamos no conforto dos usuários, desenhamos aberturas para uma ventilação cruzada, uma iluminação adequada e uma vista espetacular. O aproveitamento do solo enriquece qualquer projeto, procuramos mudar o mínimo possíveis nas curvas dos terrenos.
7 - QUEM VAI CONSTRUIR OU REFORMAR NA SERRA DE GUARAMIRANGA DEVE PRIMEIRO CONTRATAR UM ARQUITETO? POR QUÊ, POR ONDE COMEÇAR A CONSTRUÇÃO?
A contratação do arquiteto na construção ou na reforma é de grande valor. O arquiteto irá projetar / reformar a edificação da maneira correta, seguindo todas as leis vigentes na região e projetar a edificação com qualidade e beleza. Qualquer construção inicia-se com a contratação do arquiteto. Muitas vezes, é o arquiteto que escolhe o terreno ideal para o projeto que o cliente tanto almeja.
8 – QUAIS OS CONSELHOS E OS CUIDADOS QUE VOCÊ RECOMENDA AOS NOSSOS CLIENTES QUE PRETENDEM ADQUIRIR UM IMÓVEL NA SERRA DE GUARAMIRANGA?
Procurem projetos que respeitem a natureza ao entorno, que a valorize. Procurem profissionais sérios e competentes e caso vá construir, contrate um arquiteto.
Catherine Nunes e Lara Magalhães caminham juntas desde a universidade. Tempo capaz de firmar ideais em construir um compromisso profissional e sólido. Graduadas em Arquitetura e Urbanismo em 2012, as arquitetas fortaleceram a parceria pondo em pratica seu estilo contemporâneo com projetos criativos e autênticos.
A Bloom surge como um escritório especializado em germinar grandes ideias através de projetos inovadores e diversificados. A prioridade é sempre traduzir a identidade do cliente com nossa linguagem e versatilidade. A conquista de cada projeto vem de uma eterna busca em fugir do senso comum com inovação e criatividade no fazer dos mínimos detalhes de cada projeto assumido.
Mais sobre a Bloom:
http://www.bloomarquitetura.com.br/