Está pensando em comprar ou vender um imóvel em Guaramiranga?

Está pensando em comprar ou vender um imóvel em Guaramiranga?

                                   CUIDADOS AO ADQUIRIR UM IMÓVEL 

Quem nunca sonhou em comprar uma casa, um sítio, enfim um lugar onde se possa desfrutar da beleza da natureza junto a família e amigos. Porém muitas vezes com a correria do dia a dia esquecemos-nos de verificar se o imóvel está regular, do contrário surgi então ai uma série de problemas.

Como fazer para evitar tais aborrecimentos! Antes de tudo deve-se procurar um profissional qualificado para que este possa oferecer as informações necessárias para a realização de um  bom negócio  e com a garantia de segurança, nunca deixe de questionar como se encontra o imóvel perante os órgãos competentes, como por exemplo: Na Secretaria de Finanças do Município de Guaramiranga solicite uma certidão de tributos municipais, mesmo como essa certidão em mãos, é uma obrigação verificar os boletos de cobrança dos últimos 5 (cinco) anos do IPTU ou ITR.
Não deixar de solicitar ao Cartório de Registro de Imóveis da cidade uma Matrícula atualizada com negativa de ônus e alienações e outras certidões necessárias para realização de uma compra com sucesso sem surpresas ruins no futuro.

Guaramiranga está situado em uma área de proterção anbiental (APA da Serra de Baturité), ou seja, cuidado dobrado principalmente quando se tratar de loteamentos ou congêneres, as leis ambientais do Municipio de Guaramiranga são bastantes restritivas, dentre elas estão as leis Nº 110/2005 e a lei  Nº 111/2005 que regulam a ocupação do solo local, é bom dar uma lida criteriosa pois elas trazem os parâmetros para uma construção imobiliaria legal e ao mesmno tempo  gerar condiçõs sustentáveis para que possamos continuar desfrutando dessa natureza exuberante.
Nunca perdemos tempo ao tirar um tempinho para se informar a respeitodo imóvel, sua lacalização, bem como, sobre a legislação municipal, estadual, federal e sobre o TAC “TERMO DE AJUSTAMENTO E CONDUTA” firmado entre o Ministério Público e o Município de Guaramiranga, no dia 18 de agosto de 2008, no qual todas licenças emitidas devem estar de acordo com esse documento e muitas são as restrições ali presentes tanto para o lincenciamento de novas construções como para reformas de imóveis antigos. 

O Corretor de Imóveis Lucivan Albuquerque enumera alguns itens importantes que qualquer pessoa precisa saber antes de comprar um imóvel para uma residencia unifamilar ou para investir, e até mesmo ao vender um imóvel no Município de Guaramiranga.

1 - Quando falamos em investimento em imóveis no Município de Guaramiranga, podemos dizer que toda região é valorizada, ou seja, sempre existirão interessados em imóveis localizados na Zona Urbana da Sede como nas Zonas Urbana dos Núcleos Distritais e na Zona Rural Especial.

2 - Outro fator que devemos levar em consideração, é que cada pessoa tem necessidades e sonhos diferentes, muitos preferem um sítio para acordar em meio a natureza com cantos de pássaros, outros, já preferem pequenos imóveis como apartamentos no centro da cidade, tudo isso você encontra em Guaramiranga, basta contar com o auxilio de um bom corretor e ter ao seu alcance aquele imóvel dos seus sonhos. 

3 - Em relação aos custos, isto também é muito variável, depende muito do tipo de imóvel e de suas características, apesar de existirem imóveis em regiões mais afastadas com valores elevados, é no centro da cidade onde encontramos os imóveis com maior taxa de valorização e consequentemente um maior valor de aquisição.

4 - Um outro aspecto que precisamos ficar atentos é a infraestrutura mínima local, é bom sempre o comprador observar a estrada de acesso, se existem pavimentação ou projetos futuros para pavimentar, da mesma forma, se há energia elétrica, é bom sempre colher informação sobre o abastecimento de água, esgoto e drenagem em locais próximos.

5 – Hoje em Guaramiranga é indispensável a segurança de um imóvel regular, diversos aspectos legais exigem isso, até porque muitas vezes o proprietário pretende colocá-lo no mercado imobiliário, onde a venda quase sempre precisa de financiamento, e caso não tenha uma situação regularizada pode ocasionar a inviabilização ou dificuldade do negócio.

6 - Por fim, eu procuro sempre ter um dossiê do imóvel que ponho a venda para evitar futuros problemas, procuro sempre obter informações extras quando não sentir segurança nas informações prestadas, consulto Cartórios de Registro de Imóveis, procuro os órgãos da Secretária de Finanças Municipal, entre outros.