Arquitetura na Serra de Guaramiranga (Por que contratar um arquiteto?)

Arquitetura na Serra de Guaramiranga (Por que contratar um arquiteto?)

Estamos trazendo como primeira entrevista do ano, as arquitetas Catherine Nunes e Lara Magalhães da BLOOM ARQUITETURA E DESIGN.

A entrevista traz diversos assuntos como a escolha do terreno, a preservação do ambiente originário, os materiais empregados e o conforto do usuário, entre outros.

 ENTREVISTA - Arquitetura na Serra de Guaramiranga

.

1 – O QUE FAZ O ARQUITETO? QUAL A RELAÇÃO COM O ENGENHEIRO?

Arquiteto é o profissional que projeta e idealiza os espaços para os mais diversos usos humanos. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde.

A relação arquiteto e engenheiro é um tanto polêmica, mas na nossa opinião ambos são essenciais para o objetivo, a edificação. Muitos dizem que o arquiteto projeta e o engenheiro executa, porém essa informação é bem defasada. Hoje existem muitos arquitetos excelentes engenheiros e engenheiros excelentes arquitetos.

2 – O QUE DIFERENCIA UM PROJETO URBANO PARA UM PROJETO NA SERRA? QUAIS OS CUIDADOS E AS PECULIARIDADES?

Todos os projetos necessitam de um cuidado com o espaço, com os arredores, com a comunidade, tudo de maneira equilibrada.

Porém o Projeto na serra demanda um cuidado especial. A edificação será inserida em uma área de proteção ambiental, com diversas particularidades e limitações. Os cuidados mais comuns são a preservação da vegetação nativa, a preservação de rios e seus afluentes, as inclinações do terreno, resumindo a edificação não deve interferir muito na natureza presente.

3 – QUANTOS IMÓVEIS PROJETADOS NA SERRA DE GUARAMIRANGA FAZEM PARTE DE SEU PORTFÓLIO? PODERIA CITAR ALGUNS ESPECIAIS?

Alguns imóveis já foram construídos. Podemos citar o Chalé Montebello I, da NSX Brazil Realty. Esse projeto tem 110 m2 com uma planta térrea bem distribuída e com uma vista espetacular.

4 – COMO EQUACIONAR UM MATERIAL DE BAIXO CUSTO COM A BELEZA, O LUXO E A QUALIDADE DE SEUS PROJETOS ARQUITETÔNICOS NA SERRA DE GUARAMIRANGA?

Sempre procuramos materiais acessíveis. O material encontrado na região, com uma característica mais rústica e natural sempre traduz luxo, sofisticação com baixo custo.

5 – RECENTEMENTE ENTREVISTAMOS O ENGENHEIRO JOAQUIM CARACAS QUE FALOU SOBRE SEUS EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS, COMO O ARQUITETO PODE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE DA NOSSA SERRA DE GUARAMIRANGA? COMO A SUSTENTABILIDADE PODE CASAR COM HARMONIA COM A ARQUITETURA?

Sempre temos que projetar com a ideia de modificar o mínimo possível a região escolhida. Ao iniciar um projeto, visitamos o terreno, escolhemos o local de instalação da edificação de acordo com as árvores de grande porte. A edificação vai se adequar ao terreno, ela vai valorizar o declive inserido e toda a vegetação em torno.

6 – QUAIS OS REQUISITOS NECESSÁRIOS NOS PROJETO EM RELAÇÃO AO CONFORTO, AMBIENTE E AO APROVEITAMENTO ADEQUADO DO SOLO.

Um bom projeto é feito de acordo com a orientação solar, os ventos e o solo. Sempre ao projetar pensamos no conforto dos usuários, desenhamos aberturas para uma ventilação cruzada, uma iluminação adequada e uma vista espetacular. O aproveitamento do solo enriquece qualquer projeto, procuramos mudar o mínimo possíveis nas curvas dos terrenos.

7 - QUEM VAI CONSTRUIR OU REFORMAR NA SERRA DE GUARAMIRANGA DEVE PRIMEIRO CONTRATAR UM ARQUITETO? POR QUÊ, POR ONDE COMEÇAR A CONSTRUÇÃO?

A contratação do arquiteto na construção ou na reforma é de grande valor. O arquiteto irá projetar / reformar a edificação da maneira correta, seguindo todas as leis vigentes na região e projetar a edificação com qualidade e beleza. Qualquer construção inicia-se com a contratação do arquiteto. Muitas vezes, é o arquiteto que escolhe o terreno ideal para o projeto que o cliente tanto almeja.

8 – QUAIS OS CONSELHOS E OS CUIDADOS QUE VOCÊ RECOMENDA AOS NOSSOS CLIENTES QUE PRETENDEM ADQUIRIR UM IMÓVEL NA SERRA DE GUARAMIRANGA?

Procurem projetos que respeitem a natureza ao entorno, que a valorize. Procurem profissionais sérios e competentes e caso vá construir, contrate um arquiteto.

arquitetas Catherine Nunes e Lara Magalhães

Catherine Nunes e Lara Magalhães caminham juntas desde a universidade. Tempo capaz de firmar ideais em construir um compromisso profissional e sólido. Graduadas em Arquitetura e Urbanismo em 2012, as arquitetas fortaleceram a parceria pondo em pratica seu estilo contemporâneo com projetos criativos e autênticos.

A Bloom surge como um escritório especializado em germinar grandes ideias através de projetos inovadores e diversificados. A prioridade é sempre traduzir a identidade do cliente com nossa linguagem e versatilidade. A conquista de cada projeto vem de uma eterna busca em fugir do senso comum com inovação e criatividade no fazer dos mínimos detalhes de cada projeto assumido.

Mais sobre a Bloom:

http://www.bloomarquitetura.com.br/

Tags: Arquitetura

Deixe um comentário

* Name:
* E-mail: (Not Published)
   Website: (Site url withhttp://)
* Comentários:
digite o Código