imoveis guaramiranga

Informações

Cidades

Novidades

Chalé de Plástico: A Sustentabilidade que brota de Guaramiranga

Chalé de Plástico: A Sustentabilidade que brota de Guaramiranga

Estamos trazendo mais uma novidade ao nosso portal, além da opção de trabalhar apenas com imóveis licenciados e regularizados, oferecendo assim, conforto e segurança aos nosso clientes, agora estamos trazendo matérias de interesse de nossa comunidade.

Este mês temos a entrevista com o empresãrio Joaquim Caracas sobre Sustentabilidade, o Chalé de Plástico, o Hotel Vale das Nuvens e o Meio Ambiente em Guaramiranga.

Ele é um engenheiro Civil guaramiranguense proprietário do Hotel de plástico "Vale das Nuvens" e da Impacto Protensão, onde desenvolve inovações em estruturas de concreto para todo o Brasil.

Joaquim produz inovações em plástico 100% reciclado, que traduz a sua preocupação pela qualidade de vida do homem e usa a sua criatividade e o empreendedorismo para encontrar soluções de sustentabilidade e de proteção ao meio ambiente.

Parece brinquedo, mas junto ao aço virou uma moradia popular desenvolvida pelo engenheiro Joaquim Antonio Caracas, proprietárioda empresa Impacto Protensão no Ceará

ENTREVISTA

1- COMO SURGIU A IDÊIA DE FAZER UMA CASA DE PLÁSTICO (MODO SUSTENTÁVEL) E QUAIS AS VANTAGENS EM RELAÇÃO A UMA CASA DE ALVENARIA OU MADEIRA ?

A ideia surgiu quando uma vez eu estava em Aracaju na época junina e vi uma casa feita de maneira arcaica com placas de madeira. Em termos de vantagens podemos citar a rapidez construtiva da tecnologia e a flexibilidade arquitetônica em função da modularização.

2- O QUE FALTA PARA QUE OS PROPRIETÁRIOS DE TERRENOS E AS CONSTRUTORAS QUE ATUAM EM GUARAMIRANGA INVISTAM NO CHALÉ DE PLÁSTICO, A EXEMPLO QUE JÁ ACONTECE NO SUL DO PAÍS?

A plena adoção da tecnologia depende muito da diminuição do preconceito em relação a moradia de plástico. Um exemplo que pode ser citado é que anteriormente o tijolo furado não era bem aceito quando comparado ao tijolo maciço por achar que era mais fragilizado. Somente depois se consolidou como uma tecnologia mais eficiente.

3- A CASA DE PLÁSTICO SUSTENTÁVEL PODE SER POPULAR E DE LUXO, EM RELAÇÃO A SEGUNDA, QUAIS AS OPÇÕES DISPONÍVEIS?

A tecnologia possibilita inúmeras opções de acabamento, como por exemplo, a utilização de porcelanato, gesso acartonado e pedras refinadas (granito e mármore). Esse nível de sofisticação pode ser observado facilmente nos chalés do Hotel Vale das Nuvens.

4- QUANTAS CASAS JÁ FORAM CONSTRUÍDAS NO CEARÁ E EM GUARAMIRANGA?

No Ceará mais de 300 unidades nos últimos 5 anos. Em Guaramiranga 36 chalés e uma casa no Sítio São Francisco.

5- FALE SOBRE O “VALE DAS NUVENS”, O PRIMEIRO HOTEL DO MUNDO FEITO EM PLÁSTICO SUSTENTÁVEL?

O Hotel surgiu em um primeiro momento como uma maneira de tangibilizarmos a tecnologia do plástico em moradias temporárias. O hotel foi construído tendo o cuidado de sempre oferecer conforto e bem estar a todos hospedes e visitantes. Cada detalhe e inovação busca a diferenciação no atendimento e hospitalidade. Em 2014 o hotel recebeu o selo de qualidade do Trip Advisor, sempre estando lotado nos finais de semana e feriados. O sucesso do empreendimento comprova a viabilidade do plástico reciclado em habitações.

6- QUAIS OS OUTROS PROJETOS SUSTENTÁVEIS EM EXECUÇÃO OU EM ESTUDO?

Atualmente temos desenvolvido vários projetos sustentáveis, principalmente voltados para a indústria da construção civil. Onde já temos 20 pedidos de patentes, das quais três já concedidas. Estamos também desenvolvendo alguns projetos na área social, com foco na inclusão social, e temos usado o município de Guaramiranga como um projeto piloto para uma futura replicação. Este ano iremos lançar no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) um concurso na área social para fomentar a mentalidade nos estudantes da instituição e posteriormente implantar o projeto vencedor em Guaramiranga.

7-COM A SUSPENSÃO DE NOVAS LICENÇAS AMBIENTAIS EM GUARAMIRANGA E A NECESSIDADE DE UM ZONEAMENTO ADEQUADO, A CASA DE PLASTICO SERIA UMA SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL?

Com certeza. O nível de interferência da tecnologia em termos de meio ambiente é mínimo, inclusive sendo considerada uma tecnologia limpa, com poucos resíduos durante a construção. A expansão da tecnologia proporcionará grandes benefícios ao meio ambiente.

8-QUAIS AS SOLUÇÕES PERFEITAMENTE APLICÁVEIS EM GUARAMIRANGA, NO CAMPO DO USO DE ENERGIA SOLAR, EÓLICA E NO TRATAMENTO DE ESGOTO E NA CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA ?

Nosso hotel, por exemplo, já dispõe das três tecnologias. Esse modelo pode ser facilmente replicado na gestão pública, através de iniciativas inovadoras e o comprometimento dos gestores com a causa. Na minha opinião é um caminho sem volta.

9- GUARAMIRANGA É PALCO DE VÁRIOS EVENTOS DURANTE O ANO TODO E NESSES EVENTOS O VOLUME DE LIXO ACUMULADO NAS RUAS É ALARMANTE, O QUE VOCÊ INDICA PARA QUE POSSAMOS APROVEITAR RACIONALMENTE ESTA MATÉRIA PRIMA ECOLÓGICA?

Países desenvolvidos já utilizam o processo de reciclagem de lixo como forma de geração de energia. Essa alternativa requer investimentos em usinas através do apoio financeiro público/privado. Uma medida prioritária é que todos desenvolvem a cultura da coleta seletiva, direcionando assim insumos adequados para cada processo de reciclagem.

10- POR FIM, O QUE VOCÊ ACONSELHA AOS HABITANTES DA NOSSA SERRA PARA QUE TENHAMOS UM LUGAR PERFEITAMENTE SUSTENTÁVEL, O QUE CADA UM PODERIA FAZER PRA MELHORAR O NOSSO MEIO AMBIENTE ?

A preservação do meio ambiente é papel de todos os habitantes da cidade, cada um tem sua função nesse processo. Desde a tratativa correta do lixo gerado nas residências, inclusive com o desenvolvimento de programas que ampliem tais iniciativas e a conscientização da população.

BIOGRAFIA:

Joaquim Antônio Caracas Nogueira, 59 anos, é um inventor e empreendedor guaramiranguense, filho de Flávio Caracas, um dos idealistas da criação do Município de Guaramiranga.

Iniciou seus estudos em Guaramiranga e aos 15 anos ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) onde teve oportunidade de conhecer o Brasil, voltando ao Ceará, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde iniciou sua trajetória de inovação tecnológica.

Joaquim tem várias patentes registradas junto ao INPI e ganhou vários prêmios pela inovação na área de construção civil, entre eles a indicação da Medalha do Conhecimento de 2008 a nível nacional, outorgada pelo Ministério de Ciência, premiado como Engenheiro do ano em 2011, Tecnologia e o Prêmio FINEP-2014 de Inovação, onde já foi vencedor por sete anos consecutivos e escolhido a nível internacional para fazer parte do seleto grupo de empreendedores Endeavor (maior instituição de fomento ao empreendedorismo do mundo).

Fundador da empresa Impacto Protensão, reconhecida nacionalmente como uma empresa inovadora, e com obras de Norte a Sul do país, atualmente expandindo suas atividades em outros países como a Bolívia.

Video: Revitalização de Guaramiranga 

Links para se aprofundar no assunto:

http://www.opovo.com.br/app/videos/2015/05/17/internavideos,3439412/confira-teaser-da-entrevista-com-o-empresario-joaquim-caracas.shtml

http://edific-am.blogspot.com.br/2013/07/casa-de-plastico.html

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/fortaleza-tera-hotel-de-plastico-1.513933

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Sobre-Protens%C3%A3o/52898168.html

https://endeavor.org.br/empreendedores-endeavor/joaquim-caracas

http://www.engecoating.com.br/noticias/item/41-casa-de-pl%C3%A1stico-uma-iniciativa-sustent%C3%A1vel

http://cnews.com.br/business/noticias/38621/joaquim_caracas_realiza_palestra_gratuita

http://www.sfiec.org.br/portalv2/sites/revista/home.php?st=maisnoticias&conteudo_id=50413&start_date=2011-12-19

http://www.sfiec.org.br/portalv2/sites/revista/home.php?st=maisnoticias&conteudo_id=36920&start_date=2009-08-29

http://www.impactoprotensao.com.br/

http://www.valedasnuvens.com.br/

5 Comentários

    • Avatar
      Rosangel€a
      Set 17, 2015

      adorei esse metodo da casa de plastico ,gostaria de construir uma no meu terreno em Sao paulo,qual o primeiro passo adoro costruçao,tem como me envia mais ou menos quanto custa uma casa modelo tradicional no terreno de 5/20 obrigada

    • Avatar
      Marcilio Farias
      Set 26, 2015

      Oi Rosangela.Procura o Rodrigo na Impacto.http://www.impactoprotensao.com.br/

    • Avatar
      mauro dourado de oliveira
      Nov 22, 2016

      OLA BOM DIA GOSTARIA DE COMPRAR UMA CASA DE PLASTICO , COMO FAÇO?

    • Avatar
      mauro dourado de oliveira
      Nov 22, 2016

      gostaria de comprar uma casa de 90 m2 de plástico, quanto custa e como faria

    • Avatar
      Marcilio Farias
      Dez 7, 2016

      Os interessados,Procura o Rodrigo na Impacto.http://www.impactoprotensao.com.br/

Deixe um comentário

* Name:
* E-mail: (Not Published)
   Website: (Site url withhttp://)
* Comentários:
digite o Código